7.8.07

Poetry break

Dando um break nas poesias, posto aqui uma reflexão banal escrita em meados de 2005 para um projeto da minha faculdade. (sim um projeto tão maluco quanto o texto)
----
Eram os Deuses astronautas?
-
Se o título do livro é uma afirmação verdadeira, com certeza Freud foi um dos maiores astronautas que tivemos, calma, eu não disse que ele é do planeta xbk2-01, mas quase disse que ele não era um ser humano. Porque? Simples! O cara escreveu conceitos que hoje até as dançarinas de “axé music” mencionam: E então, em um momento de inspiração única uma bunda fala “Isso faz bem para o meu EGO”! Expressão muito bem colocada que respeita integralmente teoria psicanalítica que, trocando em miúdos, diz que o ego é um pequeno **argentino** que existe dentro de nós...
-
Sem entrar em maiores detalhes podemos também afirmar que o cara é o cara. PQ? Oras o magrão escreveu uma p*ta duma teoria baseada em suas próprias vivências clínicas e antes disso como pesquisador em não me lembro o que. (**Nei** gostaria que tu pudesse me lembrar exatamente dessa passagem pena que não temos mais contato).
-
Legal, vamos esquecer um pouco minha relapsa vida acadêmica e ressaltar que hoje qualquer pessoa está munida, através da, super-ultra-mega-enorme-grotesca, banalização do psicologismo e, conseqüentemente, conceitos de como o de Ego, acredito que isso é devido a um boca-a-boca muito mal feito, essas pessoas até sabem o que de fato significa ego mas não sabem “para o que serve”, isso é como saber o que é uma camisinha, sem nunca ter nem sequer visto uma.
-
Tá mas i daí o sabe-tudo!? explica então...
-
Não, eu não pretendo explicar a constituição de um aparelho psíquico muito menos para que serve o Ego e também não pretendo mencionar que ele é apenas um dos três (é isso ai 3, trois, san, nê, Three, TRÊS) “entidades” desse “aparelhinho” que não é um rádio, muito menos um computador, apesar de existirem interessantíssimas comparações com o último.
-
Exaltações à parte é interessante ver que em nossa sociedade as pessoas sabem repetir o que escutam e vêem, observe que isso é um dos fatores responsáveis por aprendermos quase tudo que fazemos ou “repetimos” durante a nossa “linda” infância (fala papai fala meu bebezinho lindo!). E qual é a sua primeira palavra, mamãe? A minha foi e me orgulho disso. Depois observar que nós falamos o que os outros falam e isso é inevitável, seria de valia ter certeza que a repetição de frases prontas como a citada logo acima, pela nossa “celebridade bundalizada”, querem dizer exatamente o que queremos expressar.
-
Somos parte de uma sociedade onde as pessoas precisam parecer cada vez mais “interessantes” e essa necessidade vai desde a gana de ganhar aquela “graninha esperta” no final do mês até a incontrolável vontade de tornar-se “íntimo” de certa pessoa. Infelizmente as vezes coisas que nem sabemos do que se tratam são explicadas à nós por pessoas que tem exatamente o mesmo nível de conhecimento que temos sobre o assunto apresentado e o que acontece com isso? Nos tornamos vetores de uma cultura pré-disposta a repetir besteiras, uma cultura que não se preocupa em ler um bom livro para entender determinado assunto e sendo assim eu tu e nós todos eternamente repetiremos um infindável mar bobagens. (pobre Freud).
-
E infelizmente ele não é o único alvo de tais banalizações :)
-
-Alguns esclarecimentos
-
Argentino: Isso foi uma brincadeira ¡Hermanos! Explicação: LEIA FREUD!
-
Nei: Nei Machado, Psiquiatra e por muitos (MUITOS MESMO) anos professor da disciplina Sistema teórico Psicanalítico na Universidade Católica de Pelotas. Não ele não morreu só se aposentou e eu não tenho o e-mail dele. (DUFF) Detalhe se tu, algum dia, ler isso desculpa mas realmente é complicado lembrar dos detalhes hehehe. Ao menos eu me lembro que estiveste lá no consultório dele. Abraços professor Tu é fodão!

No comments: